
JARDIM 1
CRIANÇAS DE 3 A 4 ANOS
1. DESCRIÇÃO
Dentro da modalidade de educação infantil existe uma divisão, em turmas, que depende da idade da criança. O Jardim 1 atende crianças entre 3 e 4 anos. Nesta turma as crianças trabalham com o material PROJETO ECO MIRIM - GRUPO 4 da EDITORA POSITIVO. Além das atividades curriculares que são propostas para o ano letivo, as crianças também realizam atividades extracurriculares (Judô para os meninos e Balé para as meninas).
2. OBJETIVOS
Ampliar a capacidade de autoconhecimento da criança e, conseguentemente, de se comunicar e interagir socialmente, estabelecendo vínculos afetivos positivos com outras crianças e adultos. Também é objetivo desta turma que a criança aproprie-se dos conhecimentos e bens culturais constituídos historicamente, utilizando as diferentes linguagens (corporal, oral, escrita, plástica, musical, matemática) e construindo significados que lhe permitam elaborar e reelaborar essas aprendizagens.
3. ATIVIDADES
3.1 IDENTIDADE E AUTONOMIA
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Experimentar e utilizar recursos para expressarem seus desejos, sentimentos e ideias.
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Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo suas sensações e limites.
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Brincar e se relacionar com outras crianças, professores e funcionarios da escola, expressando suas necessidades e interesses.
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Ampliar a autoestima e valorizar ações de cooperação e solidariedade.
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Oportunidade de escolha (de parceiros, objetos, espaços) e de participação em pequenas tarefas cotidianas.
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Adquirir hábitos de autocuidado e de elaboração e respeito a regras básicas de convívio social.
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Resolver situações-problema comuns do cotidiano, solicitando ou não o auxílio do adulto.
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Valorizar o diálogo como forma de lidar com os conflitos.
3.2 CONHECIMENTO DE MUNDO
3.2.1 MOVIMENTO
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Jogos.
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Brincadeiras e canções das nossas tradições culturais.
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Desafios motores.
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Modalidades expressivas, como a dança, a dramatização (teatro) e experiências de articulação entre as expressões corporal, sonora, musical e plástica, no sentido de ampliar e enriquecer as possibilidades expressivas gestuais e corporais dos alunos, relacionando-as à oralidade e às formas gráficas de expressão (desenho e escrita).
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Explorar o pensamento, a criatividade, a resolução de problemas, a criticidade e as relações de tempo e de espaço, ou seja, da cabeça aos pés a criança se compromete com o movimento de suas aprendizagens.
3.2.2 MÚSICA
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Desenvolvimento da capacidade da criança ouvir e perceber diferentes gêneros, estilos e ritmos musicais.
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Brincar, perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos em relação ao que a música comunica.
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Músicas do repertório infantil, canções folclóricas, brinqueos cantados, histórias, ritmos diversos e diferentes gêneros muiscais.
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Integração entre a música com as outras áreas por meio do contato direto e estreito com as demais linguagens expressivas.
3.3.3 ARTES VISUAIS
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Pintar, desenhar, colar, rabiscar, confeccionar fantoches, dançar.
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Explorar materiais, técnicas, imagens, etc., a fim de poder ser mais capaz de perceber e entender a arte.
3.3.4. NATUREZA E SOCIEDADE
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Ajudar as crianças a formular perguntas, confrontar ideias, buscar soluções para que, posterior e gradativamente, possam compará-las com aquelas que as Ciências propõem e, ainda, possam explorar e estabelecer relações com o ambiente e as diferentes formas de vida.
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Atividades variadas a respeito dos conhecimentos sociais e naturais, buscando não reproduzir preconceitos e, mais ainda, buscando desconstruir alguns estereótipos culturais.
3.4 MATEMÁTICA
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Jogos de faz de conta (jogos de papéis, com situações de compra e venda, por exemplo) e uso dos jogos de regras (tabuleiro - trilha, dominó, memória, etc. - ou "de rua" - boliche, amerelinha, caçador, etc.).
3.5 LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
3.5.1 ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA
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Atividades que propiciam trocas dialógicas e partilhadas com o adulto (conversas, discussões, comentários, relatos, escuta e canto de músicas, escuta e reconto de histórias, jogos e brincadeiras).