
MATERNAL 1
CRIANÇAS DE 1 A 2 ANOS
1. DESCRIÇÃO
Dentro da modalidade de educação infantil existe uma divisão, em turmas, que depende da idade da criança. O Maternal 1 atende crianças entre 1 e 2 anos.
2. OBJETIVOS
Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança, respeitando sua maturidade emocional, além de incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima da criança.
3. ATIVIDADES
-
Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte do professor.
-
Higiene bucal após as refeições, estimulando e incentivando o uso da escova.
-
Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, para aprender a levar a colher sozinho à boca.
-
Introdução de alimentos sólidos, onde, aos poucos, as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.
-
Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes do corpo. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também nomeia-se o corpo.
-
Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).
-
Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.
-
Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
-
Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.
-
Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.
-
Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.
-
Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
-
Apresentação das cores.
-
Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
-
Contos de histórias curtas.
-
Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
-
Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.
-
Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.
-
O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.
-
Imposição de limites e boas maneiras, dizendo "não" à criança, toda vez que colocar em perigo a si mesmo, os colegas, professoras e o ambiente escolar.
-
Traçados simples: Coordenação Motora.
-
Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo.