top of page
MATERNAL 1
CRIANÇAS DE 1 A 2 ANOS

1. DESCRIÇÃO

 

Dentro da modalidade de educação infantil existe uma divisão, em turmas, que depende da idade da criança. O Maternal 1 atende crianças entre 1 e 2 anos.

 

2. OBJETIVOS 

 

Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança, respeitando sua maturidade emocional, além de incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto estima da criança.

 

3. ATIVIDADES

 

  • Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte do professor.

  • Higiene bucal após as refeições, estimulando e incentivando o uso da escova.

  • Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, para aprender a levar a colher sozinho à boca.

  • Introdução de alimentos sólidos, onde, aos poucos, as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.

  • Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes do corpo. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também nomeia-se o corpo.

  • Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).

  • Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.

  • Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá joga-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).

  • Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.

  • Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.

  • Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.

  • Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.

  • Apresentação das cores.

  • Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.

  • Contos de histórias curtas.

  • Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.

  • Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir as compras, banho de bonecas, etc.

  • Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.

  • O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.

  • Imposição de limites e boas maneiras, dizendo "não" à criança, toda vez que colocar em perigo a si mesmo, os colegas, professoras e o ambiente escolar.

  • Traçados simples: Coordenação Motora.

  • Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo.

elemento4.png

© 2019 por Centro de Educação Infantil Simba

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Endereço: Rua Des. João José Arruda Júnior, 149
Contato: Tel. (41) 3289-3323 | Cel. Whatsapp (41) 9 9925-1998
E-mail: escolasimba@hotmail.com

bottom of page